Casarão dos Calmons

Como chegar no Casarão dos Calmons:

  • ENDEREÇO:

    Rua Conceição, 301 – Centro, Linhares – ES, 29900-320 (uma quadra antes da Praça 22 de Agosto)

Sobre o Casarão dos Calmons em Linhares ES

O antigo casarão da família Calmon, é um marco arquitetônico na rua da Conceição, a primeira rua de Linhares.

Considerada um imóvel histórico em Linhares, o casarão que pertence ainda à família Calmon, chegou a abrigar o imperador D. Pedro II quando o mesmo visitou Linhares em 3 de fevereiro de 1860 e se hospedou no casarão que era a melhor casa na época e pertencia a Anselmo Calmon, filho de João Felipe Calmon, fundador da cidade.

No casarão, Joaquim Calmon chegou a receber o presidente da República Getúlio Vargas, que esteve em Linhares no dia 22 de junho de 1945 para inaugurar a primeira ponte sobre o Rio Doce, a ponte Getúlio Vargas.

No casarão aconteciam bailes de gala e grandes festividades. A casa possui 8 cômodos, tem assoalho com madeira de jacarandá e fachada ainda originais da época.

Recentemente o casarão foi pintado, ainda falta reformar as janelas. As portas com 3 metros de altura e as janelas, marcam a arquitetura do local que se mantém original, as mudanças feitas no casarão foram apenas na varanda e nos fundos.

Por ser um propriedade particular, o casarão não está disponível para visitas pois nele ainda existem moradores da família Calmon. Por toda sua história e arquitetura antiga, consideramos o Casarão dos Calmons um patrimônio histórico que vale a pena passar em frente e conferir.